segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Proibido fumar !

Todos sabemos que faz mal, a saúde e ao bolso, a quem fuma e até a quem não fuma e aí podemos pensar se será justo obrigar outras pessoas a “levar com o nosso fumo”, é obvio que não, mas também nunca obrigaram um não fumador a estar num ambiente cheio de fumo de tabaco, estavam lá de livre vontade e volta e meia, mais copo menos copo até cravavam um cigarrito ao amigo fumador – é só hoje que é dia de festa e tal – para já não falar daqueles que até “fumam outras coisas” e estão todos contentes porque agora podem ir curtir as broas p´ra locais livres de fumo, além de já terem companhia quando vão a rua dar a voltinha.
Mas além da questão das liberdades de cada um, o que mais dá que pensar é a verdadeira razão por detrás desta ideia brilhante, saber realmente se a preocupação era o bem estar e saúde das pessoas ou outra coisa qualquer, saber se foram bem medidas as consequências desta lei e saber o que vai acontecer a muito boa gente.
Começando pelo fim, não sei se conhecem a tasca do Ti Jaquim? é aquela lá a seguir onde a raposa afia a unha, disse-me o coitado do homem que estiveram lá uns senhores dr´s da ASARE - Autoridade Sectária Analfabeta (em alguns casos) e Realmente Estúpida que lhe disseram que tinha de fazer uns buracos na parede e gastar uma pipa de massa em obras e equipamentos (que ainda nem sabiam bem quais porque ainda não está nada certificado, dizem que deve ser mais ou menos assim…) senão era multado e fechavam-lhe a porta. O engraçado é que o homem apesar de meio simples não é burro de todo, disse logo - se lá no casino fumam aqui não se pode fumar porque? Eu não faço cá obras nenhumas, eles nunca mais cá vêm, não faço eu nem o Tonho Manel do Vale onde Judas perdeu as botas que esse nem sabem que lá está. O homem tem razão ou não tem? Querem o que, acabar com o sustento a não sei quantos milhares de pessoas? Se existem excepções apliquem-nas onde fazem falta, não é só onde há dinheiro. Estes se calhar até têm sorte, então e o dono da discoteca que tem sei lá quantas centenas ou milhares de pessoas dentro da casa e vem um artista que se lembra de acender um cigarro, é multado ele e o dono, como é que se controla uma situação destas, é um segurança pra cada cliente?
Depois vêm falar de bem estar e saúde, se falassem de quanto é que alguém anda ou vai ganhar com tudo isto então ai sim, esta lei fazia algum sentido.
Bem faz o pessoal de Vale de Salgueiro em Mirandela, és jovem? tipo entre 6 e 16 anos? hoje é dia 5 ou 6 de Janeiro? então toma lá uns trocos que o pai paga-te um cigarrito, brutal, imaginem quando for mais velho o que é que o papá vai pagar…Mirandela é no distrito de Bragança…

Prontos, já está, a ver se para a próxima descubro uma coisa mesmo interessante…

…já agora bom ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue (e pelo destaque no Público).

Vinhamos dar conhecimento do concurso de vídeos no YouTube intitulado "BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!", que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias, angariar fundos.

Poderá encontrar mais informação na página oficial do concurso em http://bibliofilmes.com
e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .

Vínhamos, por este meio, divulgar a iniciativa e também convidar à divulgação e, eventualmente, participação.

Os filmes terão de ser feitos até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Organização BiblioFilmes
bibliofilmes @ xariti.com